CERIMÔNIA DE POSSE DA NOVA DIREÇÃO DA FACED

A Faculdade de Educação realizou no dia 22/3 a cerimônia de posse da direção para o período de 2010 a 2014, da Professora Arminda Rachel Botelho Mourão (diretora reeleita) e da vice-diretora,a professora Ana de Oliveira Castro dos Santos. A solenidade aconteceu no auditório Rio Alalaú, na FACED, setor norte do Campus Universitário.

 

 

UFAM amplia espaços de interação e trabalho através da web

A UFAM Virtual é um ambiente de aprendizagem que vem possibilitando atividades de Trabalho Colaborativo*, criado como apoio às pessoas que atuam com ensino, pesquisa e extensão. Nesta entrevista, o Prof. Alberto Castro Jr., participante da equipe de confecção e desenvolvimento do software, explica como participar desse trabalho.

 

 

 

 

Professor Alberto Nogueira de Castro Júnior, pesquisador do Departamento de Ciências da Computação, na área de informática na educação.

Dialógica - O que é UFAM Virtual?
Prof. Alberto - É um software com um conjunto de recursos para apoiar o trabalho colaborativo, instalado em um computador dedicado, um “servidor”, e acessado através de qualquer navegador Web.

Dialógica - Quais as vantagens em participar da UFAM Virtual?
Prof. Alberto - O ambiente implementado pelo UFAM Virtual visa ampliar os espaços de interação e a organização do trabalho, podendo ser utilizado para apoiar ações presenciais ou a distância, especialmente as que envolvem ensino e aprendizagem.

Dialógica - Como se cadastrar na UFAM Virtual?
Prof. Alberto - Acesse o ambiente no endereço http://ufamvirtual.ufam.edu.br então selecione o link “Cadastrar no UFAMVirtual” na parte superior esquerda da tela e preencha o formulário apresentado.

Dialógica - Qualquer pessoa, mesmo não sendo da UFAM, pode se cadastrar?
Prof. Alberto - Por se tratar de um recurso institucional, o ambiente pode ser utilizado por qualquer pessoa envolvida em uma das ações de ensino, pesquisa ou extensão da UFAM, estando contudo, sujeito às normas para utilização dos recursos computacionais da instituição.

Dialógica - Quais as ferramentas utilizadas para auxiliar na formação acadêmica do aluno?
Prof. Alberto - As principais são as ferramentas para comunicação síncrona e assíncrona tais como fóruns, chat, envio de mensagens instantâneas e por email, além dos espaços individual e coletivos para o armazenamento e organização de material digital.

Dialógica - Como participar de um grupo?
Prof. Alberto - Uma vez que esteja cadastrado no ambiente, o usuário deve acessar sua área individual, selecionar o link “Meus Grupos” à esquerda da área de trabalho do ambiente, então selecionar o link “Participar de outro grupo” no topo da página. Então basta seguir as instruções do formulário apresentado.

Dialógica - Quando o aluno se inscreve em algum grupo, por que ele não entra imediatamente?
Prof. Alberto - Porque a participação em um grupo precisa ser autorizada por um dos coordenadores daquele grupo. O coordenador é um participante com responsabilidades adicionais relacionadas à supervisão e controle do grupo.

Dialógica - A UFAM Virtual está em processo de elaboração. O que podemos esperar de novidades dentro desta plataforma?
Prof. Alberto - Um dos motivadores para o desenvolvimento do UFAM Virtual foi facilitar o processo de reconstrução do ambiente, adequando-o às especificidades da instituição através de refinamentos sucessivos. Nesse contexto, melhorias na interface com o usuário e ferramentas para acompanhamento e quantificação das interações dos usuários no ambiente serão incorporados em breve ao ambiente.

* Pessoas compartilhando informações com base de dados organizada e padronizada, eficiência de comunicação, espírito de coletividade e bom relacionamento.